CRONICA POLITICA BRASILEIRA


Crônica: A política Brasileira

Cada vez mais fica evidenciada a onda de interesses e as guerras estabelecidas em nossa política nacional bem como regional. Todos pensam apenas em seus bolsos e em seus futuros promissores. A política perdeu o brio e o respeito ideológico que contagiou toda uma geração que buscava por democracia.
A disputa ferrenha por algumas vagas a mais na câmara de vereadores de Criciúma é o resultado firme e sério, para quem quer garantir um salário de mais de seis mil reais na próxima legislatura. O que é interessante é que a maioria dos vereadores que aprovaram o aumento para 21 vagas, nem eram para estar ali. Ou seja, são suplentes que não conseguiram a eleição e estão ocupando as vagas deixadas pelos titulares. Não perderam tempo querem garantir a eleição no próximo ano. Isto que é amor à profissão.  Os titulares por sua vez pensaram no bolso e foram em busca de salários mais condizentes com as suas realidades pessoais e com os interesses “sociais”. “Farinha pouca meu pirão primeiro.”
Este é o jogo do quem quer mais. “Hei você ai me dá um dinheiro ai”. As propostas são aceitas e o interesse do povo é deixado de lado. Azar o seu, o meu que não somos vereadores.
Há mais tem gente séria na política? Tem. Estes pensam em um grupo, em um conjunto. Suas ambições são coletivas. O coletivo político está em moda no Brasil. Vamos fundar um partido. Vamos ser grandes e seremos a voz que clama no deserto. O nosso atual partido perdeu espaço e vez. Vamos todos para o barco da Presidência. Então a quadrilha é formada. As cartas são colocadas na mesa e surge à esperança coletiva.
As perguntas existem. Qual é o que tem mais prestigio? Fulano, Cicrano? Convida este. Este tem dinheiro. Há aquele tem prestigio, convida também.  Assim o ninho está armado, o sono garantido.  O PSD está nascendo é uma criança embalada pelas ambições e projeções políticas para quem quer espaço e poder.  O futuro? Eu e você que iremos decidir.
Foi o tempo dos: “cara pintada”, da juventude organizada, dos fiéis partidários que buscavam as ruas para lutar por democracia e se filiar em um partido com ideologias. Foi o tempo que tremulava a bandeira da soberania e dos sonhos por um país justo e digno de se morar e viver. O ideal político pessoal esta sendo mais forte.
 Alguns Deputados Federais mais votados por Santa Catarina, não ficaram nem um mês em Brasília e olha que os seus salários foram aumentados em 100 %. ETA amor grande por Santa Catarina. Preferiram ficar trabalhando na terrinha, na santa e boa Catarina. A Teta do governo estadual é melhor!? A pergunta que não quer calar. Irão ganhar como secretários estaduais menos que um Deputado federal? Isto é a política estadual!
Outro detalhe.  Na ultima eleição para prefeito, alguns Deputados Federais e Estaduais optaram em receber menos e então deixaram o seus respectivos cargos para assumir os “postos de petróleo” nas prefeituras. Pessoas boas: pensam no povo, pensam na cidade. Escolheram trabalhar no seu município para ganhar menos do que deputado Estadual e Federal. Isto é política Municipal! O resultado é: as obras que não acabam e o sistema de saúde precário e defasado.  Eu tenho certeza que outros deputados irão trilhar os mesmos caminhos nas próximas eleições municipais. Eles pensam no coletivo e morrem de amor por suas terras natais! Acho que é por isto. Que iram buscar salários menores.
Contudo um novo partido está surgindo para renovar às nossas esperanças com certeza os pensamentos deles serão mais coletivos e com uma visão mais ampla. O numero de vereadores esta aumentado também e os nossos sonos serão mais tranquilos. Irá ter mais gente para: pensar no meu e no seu futuro, pensar no meu e no seu bolso.  Não podemos deixar de mencionar o amor deles por  nossa terra. Você acredita? Seja otimista o Brasil tem jeito. O que não tem jeito sou eu e você, que vê: a gasolina aumentar, a BR 101 não sair, a falta de um aeroporto, um hospital sem condições dignas e simplesmente não fazer nada.   “Há tantos burros mandando em homens de inteligência, que, às vezes, fico pensando que a burrice é uma ciência.!!!!”

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog