24
Leia o documento transcrito a seguir:
Voltando-se, a partir daí, para a reorganização do Estado, César reformou o calendário [. . . ]. Completou o
Senado, criou patrícios, ampliou o número dos pretores, edis, questores e também dos magistrados inferiores;
reabilitou os cidadãos cassados por decisão dos censores, ou condenados por crime eleitoral em sentença
judicial. Passou a partilhar com o povo as eleições: exceção feita aos que concorriam ao consulado, uma
metade dos candidatos às outras magistraturas era eleita por vontade popular, a outra metade ele é que
escolhia. [. . . ] Promoveu o recenseamento do povo, não de acordo com o costume e o lugar tradicional, mas
por bairros, através dos proprietários das habitações coletivas. Dos trezentos e vinte mil que recebiam trigo do
Estado ele os reduziu a cento e cinquenta mil; para que algum dia, em razão do recenseamento, não viessem
a ocorrer novos distúrbios, determinou que anualmente, para a vaga dos mortos, fosse feito pelo pretor o
sorteio dos que não tinham sido incluídos entre os inscritos. [. . . ] Dissolveu todas as associações, salvo as
constituídas desde tempos remotos. Aumentou as penas dos crimes; e como os ricos tinham mais facilidade
para delinquir, porque podiam se exilar mantendo seus patrimônios, ele, de acordo com o que escreve Cícero,
puniu os assassinos com a perda total dos bens e os demais, com a metade.
(Adaptado de: Suetônio, O divino Júlio, 40-42. In: SUETÔNIO e PLUTARCO, Vidas de César, tradução e notas de Antonio da S.
Mendonça e Ísis B. da Fonseca. São Paulo: Estação Liberdade, 2007, p. 67-73.)
Suetônio descreve, nessa passagem, uma atividade reformadora de uma nova etapa da história romana. Nesse
contexto e com base no documento transcrito, analise as afirmativas abaixo quanto à significação dessas reformas:
I. A ampliação do número de senadores e de magistrados, a criação de novos patrícios e a reforma do sistema
eleitoral revelam o apreço de César pelas tradições republicanas e sua tentativa de restaurá-las.
II. O esvaziamento das eleições e a dissolução das associações populares inserem-se no contexto da substituição da política de massa pela política dos favores, centrada em um governo forte e pessoal à maneira
helenística.
11 / 20III. O recadastramento do número dos assistidos pelo Estado com direito à alimentação gratuita tinha por
objetivo garantir o sustento exclusivo dos mais pobres, para evitar tumultos que poderiam ser causados
pelos desocupados.
IV. A diminuição do número de assistidos pelo Estado não contestava o direito dos cidadãos a esse privilégio,
mas representava um afastamento do programa de distribuição indiscriminada de subsídios, defendida
pelos líderes “populares” e reivindicada pela plebe urbana de Roma, como forma de participação nos
benefícios das conquistas.
Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas I e II são corretas.
b) Somente as afirmativas II e IV são corretas.
c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.
d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.
e) Somente as afirmativas I, III e IV são corretas.
25
Leia o texto a seguir:
[Senhor] segui os seguintes procedimentos em relação aos que se me apresentaram como cristãos. Pergunteilhes, pessoalmente, se eram cristãos. Aos que confessavam, perguntei-lhes duas, três vezes. Os que não
voltavam atrás foram executados. Qualquer que fosse o sentido de sua fé, sabia que sua pertinácia e obstinação tinham de ser punidas. Outros, possuidores da cidadania romana, mantiveram-se na loucura e foram
enviados para julgamento em Roma. [. . . ] Afixou-se, então, um cartaz, sem assinatura, com um grande
número de nomes. Os que negavam serem, ou terem sido, cristãos, se evocassem os deuses, segundo a
fórmula que lhes ditava, e se [...] blasfemassem Cristo [...] – considerei apropriado liberar. . . A questão
pareceu-me digna de sua atenção, em particular devido ao grande número de envolvidos. Há muita gente, de
toda idade, condição social, de ambos os sexos, que estão ou estarão em perigo. Não apenas nas cidades,
como nos vilarejos e nos campos, expande-se o contágio dessa superstição.
(Carta de Plínio, o moço, ao imperador Trajano, de 112 d.C. (Cartas 10,96), “Processos contra os cristãos”. In: FUNARI, P. P. A.
Antigüidade Clássica. A história e a cultura a partir dos documentos. 2ª ed. Campinas: Editora da Unicamp, 2003, p. 91-92.)
Essa carta de Plínio, então governador da Bitínia, ao imperador Trajano é um documento importante sobre a
natureza e as razões das primeiras perseguições aos cristãos.
Com base no documento e nos conhecimentos sobre o tema, considere as seguintes afirmativas:
I. Os cristãos eram acusados de perturbar a tranqüilidade social e religiosa, por se mostrarem, aos olhos da
maioria pagã, loucos, ímpios e desdenhosos dos deuses e das autoridades.
II. O cristianismo, nos tempos de Trajano, era considerado uma ameaça à segurança do Estado romano por
se tratar do contágio de um culto estrangeiro, promovido por pobres e escravos.
III. Sob o governo do imperador Trajano, o cristianismo já era visto como um grave problema pelo poder
central, que se responsabilizava pela promoção da perseguição como uma questão de política deliberada.
IV. As primeiras perseguições tinham um caráter essencialmente local, sendo, muitas vezes, promovidas por
governadores como Plínio, pressionados pela população local e pelos líderes cívicos.
Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas I e IV são corretas.
b) Somente as afirmativas II e III são corretas.
c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.
d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.
e) Somente as afirmativas I, II e IV são corretas.
12 / 2026
Leia o texto a seguir:
Em função da causa emancipatória [na América] acionou-se a ideologia liberal importada da Europa. No
Velho Mundo, tal ideologia tivera o objetivo de promover a ascensão política da burguesia e extirpar os obstáculos mercantilistas à expansão do projeto capitalista. No Novo Mundo, ela foi também usada para extirpar
obstáculos mercantilistas mas não para levar uma nova classe ao poder, e sim para consolidar, pelo contrário,
a que já era tradicionalmente dominante e garantir-lhes os cargos de mando em lugar dos administradores
metropolitanos que representavam o velho regime, já em franca decadência. [...] Uma vez completadas as
guerras de independência, as elites locais assumiram o poder político como herdeiras da autoridade colonial
e não como instrumentos de transformação.
(LOPEZ, L. R. História da América Latina. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1989., p.71.)
Sobre a crise do sistema colonial e a formação dos Estados Nacionais nas Américas anglo-hispânica e portuguesa, é correto afirmar:
I. A crise do sistema colonial português teve início no século XVII quando propostas de cunho liberal defendiam o republicanismo como sistema político, e o fim da escravidão negra como base da economia.
II. O pacto colonial – política mercantilista que definia que as colônias só poderiam comercializar com a
metrópole – constituiu-se em um dos motivos que levaram a elite americana a empreender as emancipações
na América espanhola.
III. Na América hispânica, as revoltas políticas pela emancipação das colônias foram promovidas por camponeses e indígenas, alcançando a redistribuição das terras, liberdade e também igualdade.
IV. A independência da colônia portuguesa – o Brasil – deu-se de forma menos conturbada, sem lutas, diferente do ocorrido nas colônias espanholas. Tal característica é perceptível pela manutenção do sistema
monárquico.
Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas I e II são corretas.
b) Somente as afirmativas II e IV são corretas.
c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.
d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.
e) Somente as afirmativas I, III e IV são corretas.
27
Sobre a a revolução industrial, cultura e trabalho na Europa, nas colônias anglo-hispânicas e no Brasil, é correto
afirmar:
I. A Revolução Industrial, fenômeno que marcou a passagem do sistema de produção agrário e artesanal para
o industrial, transformou as formas de sobrevivência da sociedade inglesa. Grande parte dos trabalhadores
foi destituída dos meios de produção, obrigada a vender sua força de trabalho e a receber salários que
comumente eram insuficientes para a sobrevivência das famílias.
II. A era moderna teve início com a Revolução industrial na Inglaterra. Reflexo de tal modernidade está no
fato de que no século XVIII, as mulheres, até então vinculadas ao lar e responsáveis pela criação dos
filhos e cuidados com o marido, com a grande oferta de empregos, puderam sair daquele espaço que era
privado para lançarem-se no espaço público, especializando-se e concorrendo com homens no setor têxtil
e metalúrgico.
III. No século XIX, trezentos anos após o início da industrialização, viveu-se a chamada Segunda Era da Revolução Industrial, de caráter digital. Este período ficou marcado pela inclusão e tratamento igualitário entre
homens e mulheres nas frentes de trabalho e o fim da utilização da mão de obra infantil nas indústrias.
IV. O empobrecimento e penúria causados pela dinâmica do capitalismo pós Revolução Industrial, levou mulheres e crianças para o trabalho nas fábricas. Esta categoria de trabalhadores cumpria as mesmas tarefas
e quantidade de horas que os homens, mas, por sua condição marginal, recebiam salários inferiores a eles.
Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas I e IV são corretas.
b) Somente as afirmativas II e III são corretas.
c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.
d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.
e) Somente as afirmativas I, II e IV são corretas.
13 / 2028
Leia os textos a seguir:
A agressão da conquista espanhola e as transformações econômicas e sociais impostas pelo sistema colonial,
desestruturaram o aparato cultural e simbólico das populações autóctones da América, advindo entre elas um
sentimento de desreferencialização do mundo.
(FERREIRA, J. L. Conquista e colonização da América Espanhola. São Paulo: Ática, 1992. p. 67.)
Quando os espanhóis perguntavam aos índios (e isto acontecia não uma vez, mas frequentemente), se eram
cristãos, o índio respondia: “Sim, senhor, já sou um pouco cristão, pois já sei mentir um pouco; um dia saberei
mentir muito e serei muito cristão”.
(TODOROV, T. A conquista da América: a questão do outro. São Paulo: Martins Fontes, 1988. p. 87.)
Com base nos aspectos mencionados nesses textos, sobre características da conquista da América, é correto
afirmar que
I. o encontro entre europeus e nativos e as evidentes diferenças culturais, religiosas e sociais levou os
primeiros a colocar em prática o processo de conquista com cautela, observando as particularidades dos
hábitos e costumes de cada civilização, encontradas na América de colonização portuguesa e espanhola.
II. os padres jesuítas, no Brasil, percorriam as comunidades nativas cristãs, punindo com a inquisição e
excomunhão os indígenas evangelizados que recusassem a aceitar a prática cristã de serem missionários
nas bandeiras do território português.
III. a propagação da religião católica com a prática da punição àqueles que se recusassem a aceitá-la explica
a adoção massiva do cristianismo na América de colonização portuguesa e o processo da evangelização
neste território.
IV. aos povos nativos americanos foi imposto o catolicismo como um aspecto da dominação colonial, embora
não tenha surtido tanto efeito em função da indiferença das populações dominadas e da dificuldade de
entender a esfera e o valor religioso cristão, que era diferente da do indígena.
Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas I e IV são corretas.
b) Somente as afirmativas II e III são corretas.
c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.
d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.
e) Somente as afirmativas I, II e IV são corretas.

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