O SOCIALISMO É A SOLUÇÃO?

Em uma sociedade que parece ser: um vulcão em erupção, um colapso urbano. Percebo articulistas expor argumentações de que muito é exagero e que são apenas palavras para definir algo inexistente. Neste embate pergunto. A nossa realidade atual esta há mil maravilhas? Os problemas que enfrentamos na: política, economia, sistema de seguranças, habitação, transportes e principalmente nas famílias está agradando a todos? Eu prefiro ficar com as respostas das crianças que não compreende tais assuntos e para elas sim; está tudo bem, porem falta muito para ter uma sociedade justa e igualitária.
O socialismo iniciado por Karl Marx defendia muito mais do que isto que estamos vivendo nos dias atuais. A sociedade que Che Guevara morreu defendendo era muito melhor do que esta em que vivo. Eles defendiam um ambiente onde topos teriam voz e vez.
Uma nação democrática nos parâmetros que temos não dá estes direitos absolutos e não representa nem aqui e nem na china um ambiente: digno, justo e igual de se viver. Poderíamos então: propor, ir às ruas, lutar e fazer uma revolução por um socialismo!?  Acredito que não é este o caminho. Os exemplos em um passado não muito recente mostram que: o homem é falho e em sua maioria pensa apenas em seus interesses e o poder consome a alma das pessoas. Não é regra, contudo também não é a exceção.
A Cuba dos sonhos de Che é um país que vive um socialismo nos dias atuais. É um regime forte que mesmo contra todas as imposições dos Estados Unidos sobrevive, entretanto este modelo não significa não ter diferenças sociais. O racismo, as diferenças religiosas, o homossexualismo sofrem represálias e há discriminação por parte da sociedade e do governo. Isto também foi um discurso de Fidel dizendo que se hoje fosse feito a revolução, ele manteria estes tipos de desrespeito contra estas minorias. Um país que é dito como modelo de um socialismo e que persiste não é igualitário! Não há direitos iguais.
Na china um país onde o socialismo transformou em comunismo é ainda defendido por muitos. Têm em seu mercado de trabalho muitas crianças que perderam o direito de brincar. Nas minas de carvão nem se sabe o número certo de mortes por ano. Tudo por que o regime comunista não libera tais dados. Este é o socialismo que vejo pessoas defenderem em meus pais? Poderia citar o socialismo comunista que transformou a Rússia em uma vergonha mundial, com um regime totalitário e assassino no século passado, mas fico por aqui.
A questão em debate é um ser Homem em sua plenitude que é falho e é uma criatura capaz muitas vezes de tudo: para chegar e se manter em um poder. Estas brigas e guerrinhas se vê presente. Em associação de moradores, em regimes de pastorais dentro das igrejas, onde há busca por um cargo ultrapassa os limites da fé. Isto que não tem muito dinheiro em jogo; imagina onde ele é predomínio certo. O sonho de Che e Marx era não só um regime, mas acredito, sobretudo que pregava uma mudança de nosso modo de vida e de pensamento. Não adianta mudar o regime se nossas mentes não mudarem, não adianta mudar o governo e gritar não a corrupção, se lá na base à corrupção acontece, no meio em geral. Seja nas empresas (nos setores de compra), seja nas associações e igrejas. É muita hipocrisia dizer não a corrupção se não mudar os hábitos: lá onde tudo acontece e não é notícia.
Certa vez neste país um homem chamado: Joaquim José da Silva Xavier. Fez uma revolução e pagou com sua morte. O que ele mais queria era dizer não, aos 20% do ouro que teria que ir para a Coroa. Este era o imposto da época, 20%. Hoje nossa carga tributária é de 35% e calados ficamos. Os bancos mais e mais criam novas agências e os pequenos se associam as potencias financeiras mundiais. Os dados são: lucros exorbitantes. O capitalismo e o neoliberalismo está há pleno vapor.  “A esperança tem duas filhas lindas, a indignação e a coragem; a indignação nos ensina a não aceitar as coisas como estão; a coragem, a mudá-las.” A mudança tem que haver, mas acredito que tem que começar por mim e por você.
O socialismo não é a solução nem aqui e nem na china. Nossa voz tem que se unir num coro de mudança do caráter primeiramente. “Aprendeis vós a distinguir os sorrisos, pois muitos deles são motivados pela tristeza e indignação causadas aos nossos semelhantes.” A pergunta que fica. O que podemos fazer? Começa por mim e por você.  "Enquanto houver vontade de lutar haverá esperança de vencer."

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog